Redução das mamas

Também conhecida como mamoplastia redutora, a cirurgia para redução de mama remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional com o seu corpo e aliviar o desconforto associado com seios muito grandes.

Seios excessivamente grandes podem causar, em algumas mulheres, problemas emocionais e de saúde. O peso do tecido mamário em excesso pode prejudicar sua capacidade de levar uma vida ativa. O desconforto emocional e o autoconhecimento, muitas vezes, associados a seios grandes e caídos, é um problema para muitas mulheres, pois podem causar desconforto e dor.

A cirurgia de redução de mama é um procedimento individualizado e você deve fazê-lo para si mesma, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou, ainda, para tentar se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

Mastopexia sem Prótese

Comumente referida como cirurgia de lifting de mama, a mastopexia reposiciona a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e comprimindo o tecido para compor o novo contorno da mama.

Os seios da mulher, por vezes, mudam com o tempo, perdendo sua firmeza e forma jovem. Estas alterações e perda da elasticidade da pele podem ocorrer devido a gravidez, amamentação, oscilações de peso, envelhecimento, gravidade e hereditariedade.

Às vezes, a aréola torna-se alargada ao longo do tempo e a mastopexia poderá reduzi-la. O procedimento pode ter um caráter rejuvenescedor, já que o perfil conseguido no pós-operatório é o de uma mama jovem e firme.

A cirurgia não altera, significativamente, o tamanho dos seios ou preenche a parte de cima da mama (colo). Se você quiser ter mamas mais volumosas ou com colo projetado, considere a associação com implantes de silicone (Mastopexia com próteses). Se desejar seios menores, considere a combinação de elevação da mama e cirurgia de redução.

Explante

Atualmente, várias mulheres optam por removerem seus implantes.

Nós entendemos os motivos: o envelhecimento ou mudança do estilo de vida afeta a maneira com que o corpo todo evolui ao longo dos anos.

Diferentemente do que muitos pensam, os implantes de silicone nunca deixarão de ser um corpo estranho ao organismo e, mesmo sendo chamados de vitalícios, um dia o paciente pode precisar re-operar para trocar. Desse modo, é compreensível que, em outra fase da vida, a mulher prefira não possuir mais implantes.

Da mesma forma, algumas pacientes colocaram implantes de maneira intempestiva e mal sucedida, tiveram alguma complicação e não os desejam mais.

Como é a cirurgia de explante?

Em maioria dos casos, será possível utilizar a cicatriz antiga para retirar o implante e a cápsula.

Se as mamas são grandes e caídas ou os tecidos frouxos, seria adequado realizar a retirada de tecido da parte de baixo ou uma Mastopexia, especialmente para reposicionar a posição do bico em todo o tórax.

A lipoenxertia de gordura é uma técnica que podemos utilizar como uma excelente opção de remodelamento da mama e sua indicação deverá ser discutida em consulta, conforme cada caso.

A gordura é retirada das pernas, flancos ou culotes, processada e colocada nas áreas da mamas com maior necessidade de volumização e correção.

Realizamos também, nesses casos, o Sutiã Interno, para posicionar a mama num local próximo ao ideal.

Redução das mamas em Homens

Também conhecida como Ginecomastia, a redução de mama para os homens é a correção cirúrgica das glândulas mamárias demasiadamente desenvolvidas ou grandes.

A Ginecomastia é uma condição comum em homens de qualquer idade, podendo ser resultado de alterações hormonais, condições de hereditariedade, doença ou utilização de certas medicações. Essa condição pode causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança. Alguns homens passam a evitar determinadas atividades físicas e intimidade simplesmente para esconder sua condição.

A Ginecomastia é caracterizada por: excesso de gordura localizada, excesso de desenvolvimento do tecido glandular ou, até mesmo, uma combinação de ambos: excesso de tecido adiposo e glandular. Pode ocorrer unilateral ou bilateralmente.

A técnica operatória é indicada individualmente conforme a alteração do tecido mamário de cada paciente, podendo ser lipoaspiração, retirada da glândula por pequena incisão na borda da aréola ou necessitar de ressecções de pele.